Participação da Mulher no espaço de Poder

Antônia Benedita Costa*

Ao longo da historia da humanidade as mulheres sempre foram alijadas das esferas de poder, esse quadro vem sofrendo alterações pela luta e comportamento das mulheres na sociedade, é necessário reconhecer a capacidade das mulheres de produzir e influenciar resultados e atuarem no cenário político como pessoas capacitadas de interferir nas mudanças e decisões na sociedade.

Apesar das mudanças significativas, as desigualdades persistem em todos os campos da sociedade, principalmente nas esferas de poder.

Mulher em busca dos espaços de poder é uma pauta que se repete ano a ano na imprensa, e os números mudam muito pouco. Mesmo com presença notáveis de lideranças femininas no meio político, sindical e sociedade civil organizada, as mulheres ainda tem um longo caminho a percorrer para alcançar a igualdade de oportunidades.

Desde criança, a sociedade ensina que existem funções e posturas distintas entre mulheres e homens, onde as mulheres sempre desempenham uma atitude de subordinação e submissão perante os homens, isso gera consequências graves e insustentáveis.

A cultura machista, ainda impregnada nos homens e algumas mulheres é um dos fatores que dificultam a inserção das mulheres na política, movimento sindical e movimentos sociais, a representatividade da mulher ainda é baixa, embora algumas lideranças consigam se destacar pela sua atuação.

São grandes os desafios que a mulher ainda encontra nos espaços de poder, como desigualdade salarial, os preconceitos de gênero, a desigualdade das relações de gênero nos ambientes de trabalho.

É necessário envolver os homens na luta pela igualdade de gênero, pois a questão da igualdade não pode ser apenas de homem ou mulher. A igualdade de gênero acontecerá a partir de que homens e mulheres lutarem e agirem em conjunto.

É importante a mulher estar nos espaços de poder e conquistar os espaços que desejam, o lugar da mulher é onde ela quiser estar.

*Professora. É 1ª vice-presidente do Sinproesemma