Sinproesemma participa do lançamento da Conferência Maranhense de Educação

Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) participaram do lançamento da Conferência Maranhense de Educação (Comae) 2018, realizado no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa do Maranhão, na tarde desta segunda-feira (13).

Organizada pelo Fórum Nacional de Educação, em colaboração com prefeituras e instituições públicas e privadas, a Comae 2018 será realizada em abril de 2018, com o tema “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

O objetivo principal é a avaliação dos Planos de Educação (Nacional, Estadual e Municipais) e proposição de políticas educacionais para efetivação de suas metas e estratégias.

Para a secretária do Fórum Estadual de Educação e secretária de Formação Sindical do Sinproesemma, Antônia Benedita Pereira Costa, com o lançamento oficial da Comae 2018, os municípios já podem agendar suas conferências municipais, para até janeiro de 2017, nas quais serão discutidas proposições para o evento estadual.

“Estaremos dando todo o suporte e orientações aos municípios na elaboração de documentos que norteiam as conferências municipais, que vão se iniciar a partir de agora. Não foi fácil chegar até aqui. Foram muitos dias e pessoas debruçadas para que chegássemos a esse momento que consideramos o dia D”, disse Benedita.

Para a vice-presidente do Sinproesemma, Hildinete Rocha, o momento é desafiador. “Avaliamos o lançamento da Comae como de grande importância, onde se constituirá o documento base para a Conferência Nacional. Mas, entendemos que é um momento desafiador, por conta do governo golpista, com suas medidas de arrocho que congela o orçamento, afetando setores como a educação, que é o mais prejudicado. Isso pode afetar a qualidade da educação em todo o pais e, consequentemente, no Maranhão”, pontuou.

O evento contou ainda com a participação de prefeitos, secretários de Estado e municipais e representantes da sociedade civil.