Dirigentes do Sinproesemma discutem campanha salarial e definem agenda cultural

Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) se reuniram, na manhã desta terça-feira (9), na sede administrativa da entidade, para debater o andamento da campanha salarial de 2018 e definir o calendário de atividades do sindicato para o primeiro semestre do ano, como as programações do Dia Nacional do Aposentado, neste mês de janeiro, e o tradicional pré-carnaval Baile do Corujão, em fevereiro.

Os sindicalistas fizeram uma avaliação da primeira reunião do ano com o Governo do Estado, ocorrida na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), quando iniciaram os debates sobre a campanha salarial 2018 da rede estadual de educação. Entre os itens da pauta da campanha, está a aplicação do reajuste de 6,81%, referente à recomposição salarial do piso nacional do magistério deste ano. A entidade defende que o reajuste do piso seja aplicado, integralmente, em cima dos vencimentos da categoria.

Além do reajuste, outro item de destaque na reunião com o governo, é a reivindicação do Sinproesemma pela automaticidade das progressões salariais dos servidores do magistério, que deveria ter iniciado em 2017.

Para o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, a reunião entre os membros da direção é fundamental para alinhar a condução da luta em defesa da educação e da valorização dos profissionais. “É importante discutir, sempre, a cada início de ano, a pauta de reivindicação da categoria e colher sugestões dos membros da direção, para traçarmos estratégias que resultem em êxito da nossa campanha salarial”, afirmou o dirigente.

Atividades Culturais

Já para agenda de atividades do Sinproesemma, os diretores decidiram incluir, no calendário da entidade deste ano, uma feijoada aos aposentados, que ocorrerá no próximo dia 20 de janeiro, na sede social do sindicato, no Laranjal, na Estrada de Ribamar, para marcar o Dia Nacional do Aposentado, comemorado no dia 24 de janeiro.

Outra atividade tradicional do Sinproesemma, já com data marcada é o tradicional Baile do Corujão, que será realizado no dia 3 de fevereiro, também na sede social. Nos próximos dias, os diretores vão definir a programação do baile e divulgar a agenda de atrações, no site da entidade, para o sucesso do maior evento pré-carnavalesco dos servidores públicos, associados do sindicato.

Parceria

A direção vai dialogar com Instituto Universitário Euro Atlântico, instituição de ensino que mantém parceria com o Sinproesemma, para reabrir, ainda no neste mês de janeiro, as vagas para os cursos de mestrado, na área de educação especial e gestão em educação, com o objetivo de facilitar o acesso dos profissionais à capacitação profissional.