De 22 a 28 de abril, o Sinproesemma se une à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) na realização da 26ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, com o tema “Escola Pública não é Negócio. É Direito!”.
Durante o período, o Sinproesemma irá realizar uma série de atividades em todo o Maranhão, fortalecendo a mobilização nacional contra os ataques à educação pública e em defesa da valorização dos trabalhadores em educação.
Entre as ações promovidas pelo sindicato, estão panfletagens, rodas de conversa, debates públicos e momentos de conscientização junto à comunidade escolar.
Os temas centrais serão o cumprimento do piso do magistério, fim dos confiscos previdenciários, leis das escolas cívicos-militares que representam uma ameaça aos direitos dos servidores públicos e o PL 2531/23 que trata da regulamentação da carreira dos funcionários da educação. Os projetos estão no centro das preocupações da categoria, pois colocam em risco conquistas históricas da luta sindical.
Confira a programação do Sinproesemma
25/04/2025 (sexta-feira) – Auditório do CDL – Rua da Estrela, 508 – Centro, a partir das 8h
Debate Público com Trabalhadores da Educação
Tema: Ameaças e desafios para o futuro dos servidores públicos e a valorização necessária para garantir serviços públicos de qualidade. Concurso – Piso – PEC 66/23 – PL 2531/21 – PCR
“Precisamos manter a sociedade atenta e mobilizada contra os retrocessos que ameaçam a educação pública e impactam diretamente a vida de quem trabalha nas escolas e de quem depende delas. A 26ª Semana é um momento de luta, mas também de diálogo com a comunidade, para que todos entendam o valor da escola pública e se juntem a nós nessa defesa,” destacou Régina Galeno, secretária de Assuntos Educacionais do Sinproesemma.
Paralisação nacional e mobilização contínua
No dia 23 de abril (quarta-feira), o Sinproesemma participará da paralisação nacional convocada pela CNTE, realizando mobilização com panfletagens tendo como objetivo chamar a atenção da sociedade para os riscos da privatização, da militarização das escolas e da retirada de direitos dos trabalhadores da educação.
A Semana Nacional também alerta para projetos como o “Escola sem Partido”, que ameaçam a liberdade de cátedra e o caráter crítico e plural da educação pública. Além disso, a CNTE reforça o convite para a Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, no dia 29 de abril, em Brasília, que reunirá diversas categorias em defesa dos direitos sociais, trabalhistas e previdenciários.
“As regras para aposentadoria dos profissionais da educação precisam conferir segurança aos aposentados e pensionistas do serviço público. Vamos lutar em defesa da PEC 06/2024, também conhecida como PEC Social, para isentar totalmente a contribuição aos 75 anos”, pontuou Oliveira.
Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipal do Estado do Maranhão
Rua Henrique Leal, nº 128 - Centro - São Luís - MA - Brasil Fone: 55 98 98505.9930
E-mail: [email protected] (Diretoria) E-mail: [email protected]
Fale Conosco