O Sinproesemma manifesta total solidariedade a toda diretoria do Sindmetal/MA e, em especial, ao presidente Gérson Silva e Valdir de Castro, tesoureiro geral da instituição.
Na manhã desta quinta-feira (06), o dirigente do Sindmetal/MA, Valdir de Castro, foi expulso de forma truculenta da frente da empresa Memps pelo empresário Ênio, enquanto distribuía panfletos para a Assembleia Geral desta sexta-feira (07), em um ato de perseguição sindical e prática antissindical.
De uma forma ainda mais grave, o empresário Ênio proferiu ameaças ao presidente do Sindmetal/MA, Gérson Silva, dizendo que “se ele aparecer aqui dou um tiro nele”. Ameaçar a vida de um dirigente sindical por exercer seu papel na defesa dos direitos da categoria é um ato criminoso que fere os princípios democráticos e a liberdade sindical, garantida pela Constituição Federal e por convenções internacionais.
A diretoria do Sinproesemma repudia de forma veemente qualquer tentativa de intimidação contra dirigentes sindicais e exigimos que as autoridades tomem medidas imediatas para garantir a segurança dos representantes do Sindmetal/MA e punir os responsáveis.
É inadmissível que, em pleno século XXI, práticas violentas sejam utilizadas para tentar calar a voz dos trabalhadores organizados. Não aceitaremos ataques contra a luta sindical!
Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipal do Estado do Maranhão
Rua Henrique Leal, nº 128 - Centro - São Luís - MA - Brasil Fone: 55 98 98505.9930
E-mail: [email protected] (Diretoria) E-mail: [email protected]
Fale Conosco